Informações Úteis
- Início
- Graduação
- Espaço aluno
- Informações Úteis
Somente a sala de aula não é suficiente para se aprender Física: é fundamental o contato direto com as pesquisas realizadas no IFGW. Para isso existe a Iniciação Científica, que é também uma excelente forma de começar uma carreira de pesquisador.
Nas aulas, o estudante aprende o conteúdo da Física. Na Iniciação Científica, ele aprende como produzir conhecimento científico - e contribui para essa produção.
Você deve fazer Iniciação Científica? Sim! Ela é uma excelente forma de se começar uma carreira de pesquisador e adquirir experiência no que você trabalhará no futuro! Não precisa esperar muito. Se não gostar da área, você pode mudar para outra mais tarde.
Como começar uma Iniciação Científica? Simples. Escolha uma área de que você goste, teórica ou experimental, procure um pesquisador que trabalhe com ela e peça para ele ser seu orientador de Iniciação Científica. Você trabalhará diretamente com a linha de pesquisa desse cientista.
Se for na parte experimental, você poderá lidar com os equipamentos do laboratório e compreender como funcionam, o que fazem e quais os princípios físicos envolvidos. Na parte teórica, se familiarizará com os conceitos científicos e com os instrumentos teóricos utilizados.
Como escolher? O importante é o entusiasmo e gostar da sua atividade. Converse com pessoas, com seus colegas, com seus professores. Consulte a página do site do IFGW com os principais temas das pesquisas do Instituto, ou então vá direto às descrições das investigações dos diversos Grupos de Pesquisa do Instituto.
As ementas e propostas curriculares dos cursos 04 (Física Integral), 40 (Licenciatura em Física - Noturno), 51 (Matemática/Física/Matemática Aplicada e Computacional - Integral) e 108 (Engenharia Física - Integral) podem ser consultadas no Catálogo de Graduação.
O Instituto de Física Gleb Wataghin é responsável pelo oferecimento dos seguintes cursos de graduação:
Seja qual for sua área de atuação, o bacharel em Física é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos. Em uma sociedade em rápida transformação, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação para este profissional.
Ocupa-se preferencialmente de pesquisa acadêmica (básica ou aplicada) em universidades, centros de pesquisa, indústrias e outros setores da sociedade. O bacharel em Física deve ter uma formação atualizada em Física contemporânea, incluindo o conhecimento das teorias fundamentais das Mecânicas Clássica e Quântica, do Eletromagnetismo e da Física Estatística, além de dominar as técnicas experimentais básicas envolvidas nessas disciplinas.
Tem uma atuação semelhante à do bacharel em Física, com ênfase em atividades ligadas à aplicação da Física a problemas industriais.
Ocupa-se da aplicação de princípios da Física a uma ampla variedade de problemas biomédicos, atuando na interação entre pesquisadores nas áreas de Física, Medicina e Biologia. Para mais detalhes, veja o texto A Física Médica no Brasil.
Atuação semelhante à do bacharel em Física Biomédica, com ênfase em atividades ligadas ao serviço clínico e terapêutico. Para mais detalhes, veja o texto A Física Médica no Brasil.
Dedica-se à disseminação do saber científico em Física em diferentes instâncias e preferencialmente à produção do saber escolar relativo a essa disciplina no Ensino Médio. Pode ainda dedicar-se à pesquisa na Educação em Ciências.
O Engenheiro físico atua em áreas de grande impacto tecnológico. Este novo curso de graduação em Engenharia da Unicamp objetiva a formação de um profissional generalista, com sólida base científica e tecnológica, principalmente, nas áreas relacionadas com as ciências exatas, preparado para aplicar os conhecimentos básicos adquiridos na investigação de problemas tecnológicos, através do uso de uma estratégia multidisciplinar. Por sua formação multidisciplinar, o engenheiro egresso possuirá ambas as visões: do cientista e do engenheiro, estando apto à pesquisa, ao desenvolvimento e ao apoio tecnológico.
Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Física Gleb Wataghin
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777
Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-859
Fone +55 19 3521-5297
Fax +55 19 3521-4147